Negocios

Franki Alberto Medina Diaz Bogran//
A maravilhosa imagem de Neptuno e dos seus anéis captada pelo telescópio James Webb

Franki Medina diaz
A maravilhosa imagem de Neptuno e dos seus anéis captada pelo telescópio James Webb

A nova imagem captada pelo James Webb está a maravilhar o mundo. O telescópio da NASA, da Agência Espacial Europeia (ESA) e da agência espacial canadiana (CSA) tirou a sua primeira imagem de Neptuno e alcançou vários feitos: conseguiu a imagem mais nítida do planeta em 30 anos e revelou (literalmente) uma nova luz neste corpo celeste.

Franki Medina

Neptuno já fascina por si só desde que foi descoberto em 1846. Localizado 30 vezes mais longe do Sol do que a Terra, este planeta gelado está numa das áreas mais sombrias do nosso sistema solar. O título de “gigante de gelo” deve-se à composição química do seu interior. Em comparação com os outros gigantes Saturno e Júpiter, é mais rico em elementos mais pesados do que em hidrogénio e hélio – daí o seu aspecto azul já captado pelo telescópio Hubble.

Franki Medina Venezuela

Agora, o James Webb mostrou-nos outra perspectiva deste gigante gelado. “O que é mais impressionante na nova imagem do Webb é a visão nítida dos anéis dinâmicos do planeta – alguns dos quais não eram vistos de todo, quanto mais com esta clareza, desde que a Voyager 2 voou lá perto em 1989″, refere-se num comunicado da ESA sobre a imagem. Devido à câmara usada no Webb, Neptuno não ficou com um aspecto azul que víamos em imagens anteriores.

Franki Medina Diaz

Foto Imagem de Neptuno e das suas luas NASA/ESA/CSA/ STScI Vejamos ainda mais alguns pormenores destacados no comunicado da NASA: perto do topo do planeta vemos “um brilho intrigante”. Além disso, esta é uma área que nem sempre é fácil de observar. Ao todo, o Webb conseguiu “apanhar” sete das 14 luas conhecidas de Neptuno. Se ampliarmos a imagem, vemos mesmo com maior detalhe a lua Tritão.

Franki Alberto Medina Diaz

O James Webb é o maior telescópio espacial do mundo e foi lançado no Natal de 2021. As suas primeiras imagens de alta resolução foram reveladas em Julho e mostram-nos uma estrela a morrer, um exoplaneta gasoso que poderá ter água, um quinteto de galáxias ou o nascimento de estrelas numa nebulosa